Restaurante Mano a Mano / RISCO

Restaurante Mano a Mano / RISCO - Mesa, Cadeira, IluminaçãoRestaurante Mano a Mano / RISCO - Janela, FachadaRestaurante Mano a Mano / RISCO - Prateleira, Cadeira, MesaRestaurante Mano a Mano / RISCO - Mesa, Cadeira, PrateleiraRestaurante Mano a Mano / RISCO - Mais Imagens+ 6

  • Arquitetos: RISCO; RISCO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  275
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Carolina Delgado
Restaurante Mano a Mano / RISCO - Janela, Fachada
© Carolina Delgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O restaurante localiza-se junto ao Cais do Sodré, num edifício pombalino recentemente recuperado, com 3 frentes: uma para a Rua do Alecrim, por onde se fará a entrada, outra para a Rua do Ferragial e uma terceira para a Rua de S. Paulo, a um nível superior em relação a esta rua.

Restaurante Mano a Mano / RISCO - Mesa, Cadeira, Janela
© Carolina Delgado
Planta - 2° Pavimento
Restaurante Mano a Mano / RISCO - Mesa, Cadeira, Prateleira, Viga
© Carolina Delgado

O briefing para o projeto era muito claro: um restaurante italiano com pizzaria, cozinha aberta para a sala com os fornos à vista e um ambiente informal, a instalar num edifício pombalino recentemente recuperado. 

Restaurante Mano a Mano / RISCO - Mesa, Cadeira, Iluminação
© Carolina Delgado

O espaço foi entregue em tosco e caracteriza-se por uma abundante luz natural, devido às três frentes de rua e por uma configuração estreita e comprida, que se enrola em volta da caixa de escadas do edifício.  

Corte 01

A abordagem ao projeto partiu da definição de um layout que procurava responder simultaneamente ao conceito definido pelo cliente e à articulação das instalações técnicas, que neste caso em particular, devido à exiguidade  do espaço e à especificidade dos fornos para as pizzas, se revestiu de particular complexidade.

Restaurante Mano a Mano / RISCO - Vidro, Janela
© Carolina Delgado

As zonas de preparação e confecção de alimentos desenvolvem-se ao longo do espaço da sala de refeições, adossadas à caixa de escadas do edifício. 

Restaurante Mano a Mano / RISCO - Mesa, Cadeira, Prateleira
© Carolina Delgado

A separação entre os dois espaços faz-se através de um balcão de serviço em pedra, com um caixilho de madeira, permitindo assim responder à ideia de trazer para dentro da sala a atividade em volta do forno das pizzas.  

Corte 02

A zona de público organiza-se em duas áreas: o espaço do bar e o espaço de refeições, com cerca de 80 lugares sentados. As mesas estão dispostas ao longo das fachadas, de forma a tirar partido dos vãos envidraçados de grandes dimensões e da relação de proximidade com as ruas envolventes.  

Restaurante Mano a Mano / RISCO - Prateleira, Cadeira, Mesa
© Carolina Delgado

Os materiais de revestimento, madeira, pedra e argamassa de cal, o mobiliário, a iluminação e os variados elementos decorativos, foram sendo pensados e articulados entre si, ao longo do processo de projeto e construção, de modo a chegar a um ambiente que representa a ideia de conforto em que acreditamos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. do Alecrim 22, 1200-161 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Restaurante Mano a Mano / RISCO" 05 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905167/restaurante-mano-a-mano-risco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.